top of page

Você sabe o que é Síndrome de Burnout?


ree

Em tradução livre, Burnout significa aquilo que deixou de funcionar por absoluta falta de energia. O nome pode não ser muito comum, mas há grandes chances dos sintomas serem familiares. Quer ver só...


É aquele cansaço que não passa mesmo depois do final de semana. São as palavras que falham, os “brancos” frequentes, a memória que parece não ser a mesma.

São as dores que ficam mais frequentes ou mais intensas, ora a cabeça latejando, ora a gastrite que grita, a imunidade que parece despencar e até aquela candidíase chata que vai e volta.


De repente o trabalho virou um sacrifício, ir trabalhar parece ir para uma guerra e as coisas que antes te davam prazer ficaram meio “cinzas”, sem graça.


E quando o domingo vai terminando e você percebe que a segunda bate à porta?!

Aí é que o bicho pega de verdade!


O coração dispara, o sono não vem, algumas vezes o choro surge, noutras o corpo te implora por cama.


As situações acima são típicas de quem tem Síndrome de Burnout, uma das maiores causas de afastamento no trabalho atualmente. Apesar de ainda ser desconhecida para muitos a Síndrome de Burnout já atinge mais de 33 milhões de pessoas só no Brasil.

Segundo a descrição do CID 11 o Burnout “é uma síndrome conceituada como resultante do estresse crônico no local de trabalho que não foi gerenciado com sucesso”.


Por ser multifatorial e ter uma diversidade de centenas de sintomas físicos e psicológicos há ainda muitos profissionais de saúde, mesmo Psicólogos e Psiquiatras, que não conseguem diagnosticar essa Síndrome ou tem pouquíssimo conhecimento sobre o tratamento.


Essa falta de conhecimento dos profissionais de saúde e um enorme negligência de boa parte das empresas, faz com que as pessoas acometidas pela Síndrome de Burnout vivam uma verdadeira epopeia para conseguir descobrir sua verdadeira doença e aceitar que precisam de ajuda.


Como um dos sintomas mais frequentes são sentimentos de fracasso e insegurança é muito comum ouvir dos afetados (ou se não falam pensam), frases do tipo:


“Não consigo dar conta”

“Não sou capaz”

“Trabalhe enquanto os outros dormem, é que as pessoas de sucesso fazem”

“Só mais um café, só mais um energético, só preciso responder mais um e-mail”


Além dos números alarmantes já citados, temos outros que nos preocupam: O Brasil é o segundo no ranking mundial de pessoas com Síndrome de Burnout, que se não tratada no início, 96% das pessoas ficam incapacitadas (temporária ou definitivamente) de trabalhar.


Portanto se você se viu em algumas dessas situações não tente resolver isso com férias ou com força de vontade, acredite em mim, não vai funcionar.

Procure o quanto antes um Psicólogo e não espere chegar no seu limite, pois o preço a pagar pode ser muito alto.

 
 
 

Comentários


bottom of page